sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PROCESSO DE CONTROLE CONSTITUCIONAL

PRESSUPOSTOS DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

* Verificação
Controle Rígido ( constituição rígida ou semi-rígida)
Verticalização
Compatibilidade
Supremacia da Constituição
Estado democrático de Direito
Segurança jurídica
Separação de poderes

Atribuição de COMPETÊNCIA a um órgão para realizar o controle.

* CONTROLE
a) concentrado (para todos)
b) difuso (para as partes (inter-partes))
Ex: Através das CCJ
Executivo: através do VETO
Tribunais:  controles posteriores

TRÂMITE
Projeto de Lei... CCJ ....Câmara....Senado....Presidência...HOMOLOGAÇÃO...publicação

Na HOMOLOGAÇÃO há controle constitucional POSTERIOR, através do Judiciário
O Executivo pode controlar, NEGANDO A CUMPRIR LEI INCONSTITUCIONAL

* Observação: Leis e atos normativos estatais são considerados constitucionalmente VÁLIDOS e LEGÍTIMOS.


* AS ESPÉCIES DE INCONSTITUCIONALIDADES
1) POR OMISSÃO: Tem por base ausência de lei ou ato normativo, o que torna inviável o completo exercício de certo direito ( instrumento contral tal omissão: MANDADO DE INJUNÇÃO e ADIO (ação direta insconstituc. por omissão), só nos casos de NORMA DE EFICÁCIA LIMITADA;

2) AÇÃO: Tem por objeto a verificação de lei ou ato normativo que viole norma constitucional. Esse vício pode ser: MATERIAL e FORMAL ( não obedecer trâmite, quórum, etc)
     Exemplos de VÍCIOS FORMAIS:
     a) DECORO PARLAMENTAR: Falta de decoro também é espécie de constitucionalidade (Pedro Lenza)
     b) VÍCIO FORMAL OU MONODINÂMICO: Consiste no desrespeito ao DEVIDO PROCESSO LEGAL. Não é possível aplicar o princípio da divisibilidade da leis, pois com o vício formal tudo ficará viciado.
    INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL  pode ser: a) orgânica ou de competência, ou vício no processo legislativo (relativo ao TRÂMITE)

3)  VÍCIO PROCESSO LEGISLATIVO:
    a) SUBJETIVO: Que se verifica na fase de INICIATIVA DA LEI ( por ex: competência do presidente e quem deflagrou o processo foi um parlamentar)
    b) OBJETIVO: Verifica-se nas demais fases do processo.

===================================================================== 


PERGUNTAS:

1) A sanção da presidente convalida vício formal?







2) O que a doutrina aponta sobre vício no DECORO PARLAMENTAR?

.

Um comentário:

  1. Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman atualmente em Oklahoma EUA. Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês sobre como consegui um empréstimo de US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e meus pertences devido ao saque bancário que levei para compensar algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então, fiquei tão desesperado e comecei a procurar fundos de todas as maneiras. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de empréstimos, fiquei interessada, embora estivesse com medo de ser enganada, fui compelida pela minha situação e não tive escolha senão procurar aconselhamento do meu amigo sobre essa mesma empresa entrar em contato com eles realmente me fez duvidar devido à minha experiência anterior com credores on-line, mal conhecia essa empresa '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido de grande ajuda para mim e para alguns dos meus colegas e hoje sou uma O orgulhoso proprietário de negócios e responsabilidades bem organizados é bem tratado, graças a esta empresa de empréstimos por colocar o sorriso no meu rosto novamente. Então, se você realmente precisa de um empréstimo para expandir ou iniciar seu próprio negócio ou em qualquer forma de dificuldade financeira, eu recomendo que você dê hoje à elegantloanfirm a oportunidade de elevação financeira do seu negócio hoje ... entre em contato através do. .. {Email:} Elegantloanfirm@hotmail.com ... não é vítima de fraude on-line em nome da obtenção de um empréstimo. obrigado

    ResponderExcluir